Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Arranca hoje a 3ª edição da Bienal de Luanda

DE 22 a 24 de Novembro

A capital acolhe hoje a 3ª edição do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, com o foco na educação e juventude.

A terceira edição da Bienal de Luanda, fórum pan-africano para a cultura de paz, arranca hoje e vai decorrer até 24 de Novembro, subordinado ao tema "Educação, cultura de paz e cidadania africana como ferramentas para o desenvolvimento sustentável do continente".

O evento, que se realiza em cada dois anos na capital angolana, vai juntar ex-chefes de Estado africanos e responsáveis da UNESCO e da União Africana, com objectivo de promover a prevenção da violência e a resolução pacífica de conflitos, incentivando a educação, o intercâmbio cultural em África e o diálogo intergeracional.

A Bienal de Luanda é uma plataforma de implementação do "Plano de Acção para uma Cultura de Paz em África/Actuemos pela paz", adoptado em Março de 2013, em Luanda, no Fórum Pan-Africano "Fontes e Recursos para uma Cultura de Paz", bem como um espaço de fomento do compromisso dos líderes africanos e da sociedade civil do continente com fundamento nas aspirações da Agenda da União Africana 2063, nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e, finalmente, na "Estratégia Operacional da UNESCO para a Prioridade África 2022-2029".

Na abertura do fórum, além do Presidente da República, João Lourenço, e do presidente em exercício da União Africana, Azali Assoumanin, marca presença o ex-presidente de Moçambique e actual conselheiro da União Africana, Joaquim Chissano. Os ex-chefes de Estado da Nigéria, África do Sul, Quénia e Malaui e o director-geral adjunto da UNESCO, Xing Qu, estarão igualmente presentes.

Do programa constam seis painéis sobre temas como o papel dos jovens na promoção da cultura de paz, tecnologia e educação como ferramentas para alcançar igualdade de género, o papel das mulheres nos processos de paz, segurança e desenvolvimento, a transformação dos sistemas educativos, financiamento inovador no contexto africano, perspectivas de crescimento económico e desafios das mudanças climáticas.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo